segunda-feira, 27 de maio de 2013

BATATA SUIÇA

batata_suica

Fazia tempo que eu queria fazer  Batata Suiça, e no final de semana passada, aproveite o Espinhaço de Carneiro e fiz essa receita. E o mais legal é que dá para inventar um monte de recheio, a criatividade é o limite.

Ingredientes:-

004 batatas grandes
O quanto baste de recheio
Azeite, sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:-

Cozinhe as batatas em água com sal. O “pulo do gato” dessa receita é o ponto de cozimento da batata. Ela tem que ficar firme, consistente. Para saber o ponto, espete com um garfo e sinta o “drama”. É provável que na primeira vez voce erre o ponto, mas na segunda estará craque. O tempo de cozimento depende do tamanho das batatas. Nessa receita eu deixei por 15 minutos (foto 1).

Importante:- quanto perceber que a batata está no ponto, tire do fogo e coloque na água fria (foto 2) para estancar o processo de cozimento. Se tiver tempo coloque as batatas (depois de cozidas) na geladeira por umas duas horas.

Rale as batatas em um ralador grosso (foto 3), o resultado é o apresentado na foto 4.

Agora é só montar a Batata Suíça e fritar.

Em uma frigideira coloque um pouco de azeite, ajeite uma camada da batata ralada (foto 6) e dê uma “prensada de leve” com uma colher. É bom colocar uma pitada de sal e pimenta nessa hora também. Coloque o recheio (foto 8 – utilizei o Espinhaço de Carneiro), mas uma camada da batata ralada (foto 9), dê uma “prensada de leve” com uma colher (foto 10) e deixe fritar em fogo de médio para alto, por uns cinco minutos. Se precisar, coloque um pouco mais de azeite na borda da frigideira. Vire a batata (eu faço essa tarefa com a ajuda de um prato. Coloco o prato sobre a frigideira e viro, depois devolvo a batata para a frigideira) e frite por mais cinco minutos (foto 11).

Agora é só servir com molho de pimenta, cerveja gelada e suco natural para as crianças.

Fotos do Preparo:-

batata_1batata_2batata_3batata_raladabatata_ralada_1batata_suica_1carneiro_desfiadobatata_suica_2batata_suica_3batata_suica_4batata_suica_5batata_suica_6

Nenhum comentário:

Postar um comentário