quarta-feira, 15 de maio de 2013

CAMARÃO ALHO E ÓLEO

camarao_alho_e_oleo1

Toda vez que vou em Floripa/SC, faço questão de encontrar meus amigos Marcos, Deusa e demais familiares na praia de Ingleses. A família toda é de gente muito boa !!!! Toda vez o Marcos fala em fazer um saragaço, eu nunca perguntei o que é um saragaço, mas sempre o saragaço vem acompanhando de comida, bebida, conversa fiada, muita risada e alegria. Essa receita eu aprendi com ele em um dos saragaços que fizemos por lá. Agora, quem domina mesmo essa receita é a Deusa, o Marcos é bom de saragaço.

Ingredientes:-

500 grs de camarão de médio para grande, com casca e sem cabeça
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino
Alho triturado

Preparo:-

O preparo é fácil, precisa apenas ter um frigideira boa.

Comece regando a frigideira com um pouco de azeite (foto 2), coloque em fogo alto e deixe esquentar bem. Coloque o camarão e vai fritando, voce vai perceber que ele começa a mudar de cor, vai ficando rosado (foto 3 e 4).

Quando estiver parecido com o “ponto” da foto 4, coloque o sal e um pouco de pimenta, dê mais uma fritada. Pode ser que nessa hora solte um pouco de água, deixe em fogo alto para a água ir secando. Se for muita água, tire com uma colher. O camarão precisa ficar seco.

Acrescente o alho triturado (na foto 5 tem uma colher com alho para ilustrar), um pouco mais de azeite e deixe fritar um pouco mais. Agora é a hora do alho fritar. Quando começar a estralar a casca do camarão, está no ponto, e ai é só saragaço !!!!

Dicas importantes:- para não juntar muita água na hora de fritar o camarão deixe-os escorrendo por uns 40 minutos antes da fritura. É só deixar a travessa um pouco inclinada que água escorre.

O fogo tem que ser alto o tempo todo, o camarrão tem que fritar e não cozinhar.

Utilize esses alhos em conversa vendido pronto nos supermercados, fica muito melhor.

É certo que para ficar craque, precisa fazer umas duas ou três vezes, por isso, não desanime se na primeira vez não ficar 100%.

Fotos do preparo:-

camarao_cascafrigideira_oleocamarao_alho_e_oleocamarao_alho_e_oleo4camarao_alho_e_oleo3camarao_alho_e_oleo2

Nenhum comentário:

Postar um comentário