segunda-feira, 29 de agosto de 2011

RISOTO COM ALHO PORÓ

risoto_alho_poro

A primeira vez que escutei falar nessa receita foi com meu amigo Nicão. Ele tinha acabado de vir de São Paulo para Porto Alegre/RS e fez a receita para comemorar uma das festas de fim de ano com a família.

Neste final de semana fiz essa receita  que servi acompanhada com Manta do Entrecot (ver receita aqui). Foi a combinação perfeita !!!! Essa combinação está certamente entre as TOP TEN do blog.

Ingredientes para 04 pessoas:-

01 talho de Alho Poró cortado em rodelas finas
01 cebola média cortada em cubos
50 grs de manteita
03 xícaras de arroz arbóreo
01 tablete de caldo de legumes dissolvido em 02 litros de água
150 grs de queijo tipo Estepe
Salsinha
Sal e pimenta do reino à gosto
Azeite de oliva

Preparo:-

Dê uma fritada na cebola com um pouco de azeite. Eu também coloco um pouco de água para a cebola dar uma cozinhada, ela vai cozinhando e fritando ao mesmo tempo. Coloque um pouco e sal e pimenta do reino moída na hora.

Acrecente o arroz e dê uma boa misturada/fritada com a cebola.

Coloque (até cobrir o arroz) a água na qual foi dissolvido o tablete de caldo de legumes e deixe o arroz cozinhar sem pressa.

Dica:- coloque em um “canecão” o tablete de caldo de legumes, dois litros de água e deixe aquecer até que o tablete desmanchar por completo. Dê uma mexida de vez em quando.

Vá mexendo o arroz de vez em quando e a medida que a água for secando, coloque um pouco mais da água com o caldo de legumes.

Quando o arroz estiver começando a cozinhar, coloque o alho poró e dê uma misturada (foto 4). Se precisar, essa é a hora para acertar sal. Só não esqueça que o queijo é salgado.

Quando estiver quase pronto, coloque a salsinha, a manteiga e deixe derreter (foto 5).

Acrescente o queijo, misutre bem para derreter, deslique o fogo, espere o queijo derreter por completo e sirva em seguida. Esse prato precisa comer quente. Quanto mais quente melhor.

Fotos do preparo:-

alho_poromanteigaqueijo_esteperisoto_alho_poro_1risoto_alho_poro_2risoto_alho_poro_3

Nenhum comentário:

Postar um comentário