domingo, 23 de janeiro de 2011

PORCO DESOSSADO - A DESOSSA

De todo projeto Porco Desossado, essa é sem dúvida a parte que mais exigiu "sangre frio". Confesso que na hora que vi o porco (no sitio onde fui buscar), minha perna "bambeou".

Eu nunca tinha desossado um porco e começar por um de 22 quilos não parecia nada confortável.

No caminho do sítio até minha casa vim pensando no que fazer, e a decisão número um foi cortar a cabeça dele fora, e depois começar a desossar.

A desossa foi muito rápida, cerca de 50 minutos. E "perdi" muito pouca carne (basicamente as carnes que sairam grudadas no osso), que inclusive utilizei para fazer um farofão.

Veja as fotos abaixo:-

Foto 1:- como tudo começa. O segredo da desossa é ter uma faca bem afiada e de lâmina fina. Essa é a verdadeira faca de desossa. O primeiro passo é cortar as costelas, para isso, basta fazer um corte superficial entre as costelas e no final cortar a "ponta" da costela que está presa na barriga do porco.

Foto 2 e 3:- tirar as costelas é a parte mais fácil de todo processo. A medida que as costelas vão se soltando, vá com a ponta da faca cortando a parte do "espinhaço" (osso que fica preso no lombo do porco). As costelas estão presas no "espinhaço" do porco e o segredo é tirar tudo junto, costelas e "espinhaço".

Foto 4:- retirando o espinhaço.

Foto 5:- o espinhaço e as costelas retiradas por compelto.

Foto 6:- o porco completamente desossado. Infelizmente na sequencia das fotos não tem as desossa da paleta e do pernil. Mas não tem segredo, é só cortar em volta do osso e puxar. Dá um olhada no post Risoto de Carneiro, que dá uma boa base de como desossar o pernil e paleta.

IMPORTANTE e DIVERTIDO:- como havia dito para meu amgios que a desossa era feita pelo "fiote", montei, depois de toda a desossa pronta o video PORCO DESOSSADO, e publiquei no YouTube.



Um comentário:

  1. Muito boa suas dicas! Esperimentei esse prato em Florença e vou prepara-lo quando voltar ao Brasil. Abraços

    ResponderExcluir