domingo, 12 de dezembro de 2010

CHARUTO EM FOLHA DE UVA

Já escrevi em algum lugar deste blog que a segunda "cozinha" que mais gosto é a Sírio-Libanesa. A rceita deste post é de um prato típico dessa cozinha.

Nesse final de semana recebi a família de um grande amigo que após morar cinco anos aqui em Porto Alegre/RS está voltando para São Paulo. Decidi fazer essa receita em homegem as origens do meu grande amigo Nicão. Ficou nota mil !!!!!

Ingredientes:-

1/2 kg de alcatra moída ou cortada com a faca em pedaços bem pequenos
002 xícaras de arroz
1/2 xícara de hortelã
001 cebola média picada em cubos pequenos
002 dentes de alho amassados com sal
050 folhas de uva
002 colheres de azeite
sal e pimenta (se encontrar pimenta síria melhor)
suco de um limão

Com este ingredientes a receite rende uns 40 charutos.

Preparo do Recheio:-

Se o alcatra não estiver moído corte em pedaços bem pequeno com a faca. Nessa receita eu cortei com a faca. Dá mais trabalho, mas fica mais saboroso. Corte a cebola em cubos pequenos, amasse o alho com um pouco de sal e corte a hortelã em pedaços pequenos. Lave e escorra bem o arroz. Misture todos estes ingredientes e adicione 02 colheres de azeite de oliva e um pouco de sal. (Fotos 1, 2, 3 e 4).

Preparo do Charuto:-

Retire os talinhos e lave bem as folhas de uva (já vi em outras receita na internet a sugestão para comprar a folha de uva em conversa no supermercado. Aqui em Porto Alegre/RS eu não achei. Como por aqui tem muito parreral, eu sempre uso em natura) e ferva com bastante água em uma panela até que elas fiquem murcha. Escorra e reserve. A foto 5 apresenta as folhas de uva já fervidas e no escorredor.

Abra cada folha com a parte das ranhuras para cima e coloque um pouco do recheio. Enrrole e reserve. Importante:- não coloque muito recheio e nem aperte muito na hora de enrrolar. No cozimento o arroz vai inchar e pode estourar os charutos. Fotos 6 e 7.

Coloque algumas folhas de uva no fundo de uma panela, coloque os charutos, adicione água até cobrir os charutos, adicione o suco de um limão, um colher de sal e cozinhe por uns 45/50 minutos. Importante:- coloque um prato em cima dos charutos para eles não boiarem na hora do cozimento. Se precisar, coloque em cima do prato uma caneca cheia de água para fazer mais peso. Fotos 8 e 9. A foto 10 apresenta os charutos prontos para saborear. Essa receita é maravilhosa.


Fotos do passo a passo:-





2 comentários: