quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CURAL DE ABÓBORA

Faz muito tempo (talvez uns 25/30 anos) a escola que eu estudava (Dr. Max Wirth em Osvaldo Cruz/SP) decidiu publicar um livro de receitas elaborado por funcionários, professores e mães de alunos.

O projeto foi capitaneado pelo Prof. Roberto Benjamin e tinha como objetivo arrecadar fundos para a Associação de Pais e Mestres da escola. Sucesso total !!!!!!

Dentre todas as receitas publicadas uma chamou especial atenção (foi enviada pela Dona Ana Meroti Pigozzi, mãe de um professor da escola à época), pois o doce CURAL bastante conhecido na região sudeste é feito originalmente de milho verde e essa receita trazia como base para o CURAL, a Abóbora. O doce fez tanto sucesso lá em casa que depois de tanto tempo ainda fazemos.

Quando faço essa receita me lembro dos tempos que o ensino público era de extrema qualidade, e de boas lembraças dos 08 anos que passei no Max Wirth.

Chega de histórias e vamos a receita:

Ingredientes:-

01 kg e 200 gramas de abóbora cozida
200 ml de leite de vaca
01 xícara (de chá) de açucar refinado
01 lt de leite condesado
04 colh. (sopa) de amido de milho (maizena)

Preparo:-

Descasque a abóbora, tire o "miolo" e cozinhe. Bata no liquidificador a abóbora cozida, o leite de vaca, o açucar e o amido de milho. Se o liquidificador não der conta do recado, faça em duas etapas.

Coloque a mistura em uma panela, acrescente o leite condensado, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por uns 25 minutos (a receita original diz para deixar cozinhar 15 minutos contatos a partir da primeira fervura).

obs.: tem que ficar mexendo com uma colher de pau o tempo todo, senão queima.

Despeje em uma travessa, deixe esfriar e coloque na geladeira. Quanto mais tempo ficar na geladeira mais gostoso fica o doce. Se gostar polvilhe com canela em pó.

Fotos em sentido horário:-

Para não gerar confusão (há vários tipos de abóbora e em cada lugar um nome diferente) a primeira foto apresenta a qualidade de abóbora ideal para fazer o doce. A segunda foto apresenta a abóbora já cozida. A terceira foto apresenta o doce sendo cozido na panela e a última foto o doce pronto para ir à geladeira.

Mais abaixo coloquei a foto da capa do livro de receitas e a receita original. Veja que foi o livro foi redigido em máquina de escrever e contava até com patrocinadores no rodapé das páginas.




Capa do Livro de Receitas e Receita Original do Cural de Abóbora



Nenhum comentário:

Postar um comentário