domingo, 14 de outubro de 2012

BRUSQUESTA TOSCANA

brusquesta_toscana

Já fazia algum tempo que estava “devendo” essa receita aqui no BLOG, é carro chefe nos encontros Comidinha de Boteco que faço aqui em casa. É simples e dá para deixar pronta (apenas aguardando o forno) antes dos amigos chegarem. O único cuidado é que essa Brusqueta é um pouco “pesada/forte”, podendo atrapalhar o apetite dos convidados ao prato principal.

Ingredientes (dez brusquetas):-

12 gomos de linguiça toscana
04 tomates não muito maduros cortado em cubos
muita mussarela
pão italiano (pode usar outros, fica bom também)
salsinha à gosto
azeite de oliva
pimenta do reino
sal se precisar (a linguiça já é salgada)
orégano
folhas de manjeiricão

* se quiser pode usar outros temperos como cebola e alho, eu não coloco para ressaltar o gosto da linguiça.

Preparo:-

A primeira tarefa é desmanchar os gomos de linguiça (vejas as fotos 1 e 2 abaixo).

Depois é só fritar a linguiça sem pressa, com um pouco de azeite. Depois acrescente os tomates e deixe cozinhar (foto 3). Quando o tomate soltar água, coloque a salsinha e as folhas de manjeiricão (foto 4), pimenta do reino, sal (se precisar) e deixe cozinhar até a água secar (foto 5). Esse é o segredo, o molho não pode ficar com água, senão, ele encharca o pão e ele não vai torrar no forno.

Feito isso é só montar. Corte o pão italiano em fatias (foto 6), coloque o molho Toscana, cubra com muita mussarela e um pouco de orégano (fotos 7 e 8). Ai é só levar ao forno em temperatura média para derreter o queijo e torrar o pão.

Dica – para saber se está pronto, basta espetar com um garfo para ver se o pão está crocante, tipo torrada.

Fotos do preparo:-

Linguica_1Linguica_3brusqueta_toscana_1brusqueta_toscana_2brusqueta_toscana_3brusqueta_pao_italianobrusqueta_toscana_4brusqueta_toscana_5

Um comentário: