sábado, 25 de fevereiro de 2012

COSTELA DE PORCO FRITA NO TACHO

costela_porco_2

Pelo menos uma vez na vida voce vai cair na conversa de algum vendedor de praia e comprar algo que nem imaginava que precisava.

Comigo foi na semana passada em Floripa/SC, Praia de Ingleses. Comprei uma panela muito mais pela curiosidade de ver se era boa, do que pela necessidade de ter uma panela. O vendedor, boa praça, bom de conversa, me garantiu que a panela era excelente. Hoje fiz a receita que ilustra este post para validar as palavras do vendedor. A panela passou no teste.

A panela (ver foto 6):- em formato de tacho, feita com chapa de ferro fina, com 44 cm de diâmetro. É bonita a danada. Parece que voce está utilizando uma panela antiga.

Ingredientes:-

03 KG de costela de porco cortadas acompanhando o osso
40 ml de óleo de soja
04 batatas grades cortadas em tiras
sal e pimenta do reino à gosto

Prep aro:-

Salpique direto na panela sal e pimenta do reino. Ajeite as costelas, regue com um fio de óleo de soja e ligue o fogo em temperatura média.

Essa panela esquenta muito rápido, então voce precisa ir mexendo de vez em quando para não queimar. Vai trocando as costela de posição dentro da panela. A parte do meio da panela é a que frita mais.

Uma dica interesante para fritar carne de porco, é ir acrescentando de vez em quando um pouco de água. Mas é bem pouco mesmo, tipo 03 colheres de sopa de água cada vez. A água ajuda a cozinhar a carne em quanto frita. Nessa receita eu coloquei água umas três vezes. O único detalhe é que sobe uma fumaceira do “cão”.

O mesmo vale para o óleo. Não coloque todo o óleo de uma vez, a medida que for precisando voce coloca um pouco. Aqui em casa somos inimigos de fritura em geral.

Dai em diante é só ir administrando a situação. Mexa sempre para não queimar.

Batatas:-

É natural no processo de fritura juntar um pouco de gordura da própria carne. Eu aproveitei essa gordura para fritar as batatas. Olhe as fotos 4 e 5 abaixo.

Para que a batata fique macia por dentro e crocante por fora, voce deve dar uma leve (muito leve) cozinhada nela antes de fritar. Eu fiz o seguinte:- coloquei as batatas já cortadas em uma vasilha e coloquei água fervente por cima e deixei por uns dez minutos, a idéia foi apenas dar uma leve amaciada nelas.

O ideal para servir é tirar da panela e dar uma “secada” na gordura da batata.

Dica:- é legal deixar as costelas na panela em quanto frita as batatas para manter a carne quente, ao mesmo tempo que vão “escorrendo” o óleo. A carne fica bem sequinha.

Fotos do preparo:-

costela_porcocostela_porco_1costela_porco_4costela_porco_3costela_porco_2panela_tacho

2 comentários:

  1. Fala a verdade, Eugênio! Você tá acessando demais o site da Ana Maria Braga (risos). Tudo bem contigo? Lembra-se de mim? Trabalhamos juntos em Bauru. Estava lembrando de você e resolvi procurar pelo Google. Um abração, Vagner

    ResponderExcluir
  2. acrescentando e-mail: vagpell@bol.com.br

    ResponderExcluir