quinta-feira, 9 de junho de 2011

CREME DE QUEIJO

creme_queijo_pronto

No post Costela com Batatas, mencionei essa receita. Neste dia abrimos a temporada de inverno em casa. A receita é muito simples e suja apenas uma panela.

Essa é uma excelente receita para ter “na manga”, pois pode servir de base para muitos outros cremes. Vamos a receita.

Ingredientes para 02 pessoas comer bem:-

800 ml de leite integral
001 colher de sopa de farinha de trigo
001 colher de sopa manteiga
001 cebola pequena ralada em ralador fino
250 grs de requeijão cremoso
200 gr de queijo cortado em pedaços
sal e pimenta do reino branca

Preparo:-

Em uma panela frite (fogo baixo) a cebola na manteiga (foto 3), até ela desmanchar por completo. Se ver que vai queimar, coloque um pouco de água e deixe cozinhar.  Dica:- se voce não gosta de cebola, sem stress, pule essa parte.

Acrescente 600 ml do leite e deixe esquentar. Coloque os 200 ml restantes em um copo e misture nele a farinha de trigo. Misture bem, não deixe “pelotas” de farinha (foto 2) e adicione a panela. A farinha é quem vai “engrossar” o creme. IMPORTANTE:- precisa ficar mexendo o tempo todo. Parece que não vai “engrossar” e até dá vontade de colocar mais farinha, mas fique frio e continue mexendo que tudo dará certo (foto 4).

Essa “primeira parte” é a base da receita, agora é temperar o creme. Nesse ponto é que entra a criatividade. Voce pode usar essa base e inventar um creme qualquer:- Creme de Espinafre, Creme de Milho, etc. Ao longo do inverno vou publicar outros cremes usando esta “base”.

Quando o creme “engrossar”, acrescente o requeijão, e o queijo (usei nesta receita o queijo Estepe, mas pode ser qualquer um de sua preferência. Pode inclusive misturar mais de um tipo) e misture bem até derreter (fotoa 5 e 6). Acerte o sal e a pimenta. Dica:- é melhor usar pimenta do reino branca, para não ficar os pontinhos pretos da pimenta do reino tradicional.

Sirva quente, com torradas ou pão francês/italiano, azeite, queijo ralado e vinho tinto. Excelente dica para o dia dos namorados que está chegando……

Fotos:-

creme_queijo_ingredientescreme_leite_farinhacreme_queijo_cebolacreme_queijo_1creme_queijo_2creme_queijo_3

Nenhum comentário:

Postar um comentário