quinta-feira, 23 de junho de 2011

COSTELA NO FORNO

costela_pronta_1

A temporada de inverno “está pegando” aqui em casa. Hoje coloquei fogo na locomotiva (forno a lenha) para assar costela. Podemos assar no forno convencional também, sem problemas, o forno a lenha tem a vantagem de aquecer o ambiente. Outra vantagem é que a temperatura do forno da lenha é mais “alta” que a do forno convencional, isso faz muita diferença no cozimento da carne. O segredo dessa receita é deixar a carne cozinhar, antes de assar.

Ingredientes:-

costela de boi (nessa receita usei 04 kg)
sal grosso

Preparo:-

Forre uma forma com papel alumínio, ajeite as costelas e polvilhe com sal grosso (foto 1). Cubra com papel alumínio (esse é o truque para cozinhar a costela antes de assar) e leve ao forno por mais ou menos duas horas. No forno a lenha (foto 3) eu mantenho a temperatura variando entre 180 e 200 graus. Esse forno é o mesmo utilizado no DIA QUE O PORCO QUEIMOU.

Quando a costela estiver bem macia, retire o papel alumínio e deixe por mais uns 20 minutos para dourar a carne. As fotos 2 e 4 apresentam o resultado final.

Importante:-é a parte "brilhosa" do papel alumínio que fica em contato com a carne. Se voce deixar a parte brilhosa virada para fora, ela vai repelir o calor.

Fotos do preparo:-

costela_cruacostela_prontaforno_lenhacostela_pronta_1

3 comentários:

  1. Eugênio, esse forno é chique de mais, eu nunca vi pessoalmente um forno desse. Parabéns pelo blog e é claro, também gosto de "queimar" panelas aqui em casa, e a dica da costela sanou a minha dúvida.

    ResponderExcluir
  2. ótima recita, mais a parte brilhante do papel em contato com a carne vai deixar a carne com gosto de aluminio. não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca me aconteceu de ficar com gosto de papel alumínio, pode ficar tranquilo.

      Excluir