quinta-feira, 15 de julho de 2010

CREME DE ERVILHA

Essa semana o frio pegou aqui em Porto Alegre/RS, nesse exato momento estamos com 9 graus. Nestes dias de frio o dia geralmente começa com temperatura em torno de 4, 5 graus. Na hora do almoço chega perto dos 12 graus e depois cai novamente. O bom é que aqui no Sul temos grandes produtores de vinho, ai é só alegria e o frio acaba virando um grande parceiro.

Para aquecer a galera aqui de casa, fiz Creme de Ervilha, é a primeira vez que faço e sem falsa modéstia, ficou animal !!!!! É simples e rápido de fazer.

Ingredientes para 04 pessoas:-

300 gramas de ervilha seca
50 gramas de bacon picado
150 gramas de linguiça calabresa cortada em fatias
03 dentes de alho cortado em fatias
Salsinha à gosto

Preparo:-

Deixe a ervilha seca de molho por no mínimo uma hora, mas pode ser mais sem problemas. Dica:- antes de sair para trabalhar deixe a ervilha de molho, quando voltar no final da tarde vai estar no ponto para ir a panela.

1 - Cozinhe a ervilha utilizando a água que deixou de molho por uns 40 minutos em fogo médio, coloque um pouco de sal no cozimento.

2 - Frite o bacon, a linguiça calabresa o alho e reserve.

3 - Assim que a ervilha estiver cozida (tem que ficar macia igual quando se cozinha feijão ou lentilha), acrescente metade dos ingredientes fritos, misture e bata no liquidificador. O segredo aqui é achar o ponto para o creme não ficar muito aguado.

4 - Devolva o creme para a panela, acrescente o restante do tempero, coloque salsa (pode utilizar a salsa congelada sem susto) a gosto, dê uma acertada no sal (se precisar) e sirva com muito queijo ralado e azeite de oliva. Torrada e pão francês acompanham que é uma beleza.

Fotos:-

Temperos cortados, a ervilha seca antes de ficar de molho e ser cozida, os temperos fritos e o creme pronto para ser devorado.


Um comentário: