domingo, 16 de maio de 2010

RISOTO COM LASCAS DE SALMÃO

Fazia algum tempo que estava querendo fazer essa receita. Na verdade eu tinha um pedaço de filé de salmão congelado que não era muito grande para a família toda, mas para fazer participação especial em um risoto era perfeito.

Ingredientes:-

01 filé de salmão (o dessa receita tinha 400 gramas),
03 xícaras de arroz arbóreo,
03 damascos cortados em fatias finas,
10 nozes picadas.
01 tablete para caldo de legumes,
100 gramas de queijo cortado em pedaços(utilizei o Estepe nesta receita)
250 ml de vinho branco seco,
cebola picada, alho (nessa receita usei alho em flocos),
curry, salsa, cebolinha, sal e pimenta do reino à gosto.

Preparo:-

Salmão
Faça uma mistura de sal, pimenta, limão e ervas finas (pode acrescentar outros temperos que gostar), deixe marinar por uma hora. Asse no forno em temperatura média, embrulhado em papel alumínio por 40,50 minutos. Depois de pronto desmanche-o em lascas e reserve. Ele vai ser utilizado quanto o risoto estiver quase pronto.

Água para cozinhar o risoto
Em uma panela coloque o tablete para caldo de legumes, uma colher de chá (rasa) de curry e um litro de água. Deixe aquecer até o tablete desmachar-se por completo.

Risoto
Refogar a cebola e o alho até que a cebola fique transparente (ao invés de utilizar somente óleo, utilize um pouco de água para ajudar a cozinhar a cebola e o alho), acrescentar um pouco de sal e pimenta do reino. Coloque o arroz e deixe dar uma fritada, acrescente o vinho branco e deixe cozinhar um pouco. A medida que for secando, vá colocando a água preparada anteriormente. Quando o arroz estiver ao dente, coloque a salsa, cebolinha e o damasco cortado em tiras, mais um pouco e acrescente as nozes e o queijo, deixe derreter, coloque o salmão já assado e cortado em lascas, misture com cuidado para não desmanchar o peixe, sirva quente.

Fotos:-

Salmão marinando, alguns temperos (cebola, alho em flocos, damasco, nozes e queijo cortado em pedaço), salmão já assado e cortado em lascas grossas, o risoto quase nos finalmentes e a entrada do nosso "ator principal" em cena. A última foto é o prato pronto para ser saboreado. Dê uma regada com um bom azeite de oliva, fica muito bom !!!!!

Um comentário:

  1. AMO SALMÃO!

    Vou mandar o link AGORA para a minha mãe e sugerir pro cardápio de domingo!

    Abração \o/

    ResponderExcluir