sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

CARNE DE PORCO NA BANHA

porco_banha_3

Quem  já morou em cidades do interior é certo que conhece esse “prato”. Quem mora em sítios ainda prática essa técnica para conservar carne de porco. Na minha infância fui criado com banha de porco, era uma delícia. Me lembro da minha mãe pedindo para eu ir até a dispensa pegar banha de porco para fritar os temperos do feijão. Dia de matar porco na chácara era uma festa. Quem nunca comeu, recomendo um dia. É sensacional, é simples, é bonito e tem sabor de BRASIL !!!!!

No final de 2012, passei Natal e o Ano Novo em Osvaldo Cruz/SP, e para minha felicidade meus pais tinham uma lata com banha e carne de porco guardada em casa. Era petisco certo para tomar com cerveja antes do almoço e nos finais de tarde, e o mais legal foi poder apresentar para minha esposa e filhas essa iguaria caipira. 

Para chegar no estágio que apresento neste post é trabalhoso e nada prático. Voce precisa de um porco com gordura, não pode ser porco magro. Separa a gordura da carne, corte tudo em pedaços pequenos e coloque para fritar em uma panela grande com fundo grosso. A gordura do porco vai se soltando e forma um óleo no qual a carne será frita. Depois é só colocar a carne frita e o óleo em uma lata, tampar bem e deixar. O ideal também é espremer (pode utilizar um espremedor de batata) os pedaços de banha para soltar mais óleo. O óleo vai endurecer e formar a banha de porco no qual a carne será conservada por muito tempo.

Para usar a carne é simples, pega o tanto que precisar na lata (foto 1) com um pouco de banha e coloque para fritar novamente (fotos 2,3 e 4). Ai meu amigo, é só esquecer qualquer regime e comer sem dó.

Fotos do Preparo:-

Porco_BanhaPorco_Banha_1porco_banha_4porco_banha_5

Nenhum comentário:

Postar um comentário