segunda-feira, 27 de maio de 2013

BATATA SUIÇA

batata_suica

Fazia tempo que eu queria fazer  Batata Suiça, e no final de semana passada, aproveite o Espinhaço de Carneiro e fiz essa receita. E o mais legal é que dá para inventar um monte de recheio, a criatividade é o limite.

Ingredientes:-

004 batatas grandes
O quanto baste de recheio
Azeite, sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:-

Cozinhe as batatas em água com sal. O “pulo do gato” dessa receita é o ponto de cozimento da batata. Ela tem que ficar firme, consistente. Para saber o ponto, espete com um garfo e sinta o “drama”. É provável que na primeira vez voce erre o ponto, mas na segunda estará craque. O tempo de cozimento depende do tamanho das batatas. Nessa receita eu deixei por 15 minutos (foto 1).

Importante:- quanto perceber que a batata está no ponto, tire do fogo e coloque na água fria (foto 2) para estancar o processo de cozimento. Se tiver tempo coloque as batatas (depois de cozidas) na geladeira por umas duas horas.

Rale as batatas em um ralador grosso (foto 3), o resultado é o apresentado na foto 4.

Agora é só montar a Batata Suíça e fritar.

Em uma frigideira coloque um pouco de azeite, ajeite uma camada da batata ralada (foto 6) e dê uma “prensada de leve” com uma colher. É bom colocar uma pitada de sal e pimenta nessa hora também. Coloque o recheio (foto 8 – utilizei o Espinhaço de Carneiro), mas uma camada da batata ralada (foto 9), dê uma “prensada de leve” com uma colher (foto 10) e deixe fritar em fogo de médio para alto, por uns cinco minutos. Se precisar, coloque um pouco mais de azeite na borda da frigideira. Vire a batata (eu faço essa tarefa com a ajuda de um prato. Coloco o prato sobre a frigideira e viro, depois devolvo a batata para a frigideira) e frite por mais cinco minutos (foto 11).

Agora é só servir com molho de pimenta, cerveja gelada e suco natural para as crianças.

Fotos do Preparo:-

batata_1batata_2batata_3batata_raladabatata_ralada_1batata_suica_1carneiro_desfiadobatata_suica_2batata_suica_3batata_suica_4batata_suica_5batata_suica_6

ESPINHAÇO DE CARNEIRO

carneiro_desfiado_1

Na sexta-feira a noite, abri o congelador, dei aquela geral para ver o que tinha e descobri um espinhaço de carneiro, que a grosso modo, corresponde a nossa coluna.  Na hora pensei na receita que ilustra este post. Parte desta receita eu utilizei no recheio da Batata Suiça. Vale a pena conferir.

Ingredientes:-

Espinhaço de Carneiro – Foto 1
Cebola grande
Sal e pimenta do reino à gosto
Azeite
Salsinha
Alho cortado em pedaços em pequenos

Preparo:-

A primeira etapa é cozinhar o espinhaço na panela de pressão (foto 2) com um pouco de azeite, a cebola cortada em cubos grandes, sal e pimenta do reino a gosto. Se tiver a mão, coloque também umas folhas de louro. Não esquece de dar uma fritada na carne antes de colocar 500 ml de água e tampar. Cozinhe por 45 minutos, contando a partir do momento que pegar pressão.

Retire da panela, coste em pedaços menores/desfie (foto 3) e reserve (foto 4). A foto 5 apresenta o que sobra, ou seja, só osso.

Agora é só finalizar……

Em uma frigideira grande (foto 6), coloque um pouco de azeite, o alho cortado em cubos bem pequenos e deixe dar uma fritada rápida. Coloque o espinhaço já desfiado, deixa fritar um pouco. Acerte o sal, a pimenta, junte a salsinha picada e tá feito. Arroz branco e mandioca cozida são acompanhamentos perfeito.

Fotos do Preparo:-

carre_carneirocarre_carneiro_1carre_carneiro_3carneiro_desfiadoosso_carneirocarneiro_desfiado_3

quarta-feira, 15 de maio de 2013

CAMARÃO ALHO E ÓLEO

camarao_alho_e_oleo1

Toda vez que vou em Floripa/SC, faço questão de encontrar meus amigos Marcos, Deusa e demais familiares na praia de Ingleses. A família toda é de gente muito boa !!!! Toda vez o Marcos fala em fazer um saragaço, eu nunca perguntei o que é um saragaço, mas sempre o saragaço vem acompanhando de comida, bebida, conversa fiada, muita risada e alegria. Essa receita eu aprendi com ele em um dos saragaços que fizemos por lá. Agora, quem domina mesmo essa receita é a Deusa, o Marcos é bom de saragaço.

Ingredientes:-

500 grs de camarão de médio para grande, com casca e sem cabeça
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino
Alho triturado

Preparo:-

O preparo é fácil, precisa apenas ter um frigideira boa.

Comece regando a frigideira com um pouco de azeite (foto 2), coloque em fogo alto e deixe esquentar bem. Coloque o camarão e vai fritando, voce vai perceber que ele começa a mudar de cor, vai ficando rosado (foto 3 e 4).

Quando estiver parecido com o “ponto” da foto 4, coloque o sal e um pouco de pimenta, dê mais uma fritada. Pode ser que nessa hora solte um pouco de água, deixe em fogo alto para a água ir secando. Se for muita água, tire com uma colher. O camarão precisa ficar seco.

Acrescente o alho triturado (na foto 5 tem uma colher com alho para ilustrar), um pouco mais de azeite e deixe fritar um pouco mais. Agora é a hora do alho fritar. Quando começar a estralar a casca do camarão, está no ponto, e ai é só saragaço !!!!

Dicas importantes:- para não juntar muita água na hora de fritar o camarão deixe-os escorrendo por uns 40 minutos antes da fritura. É só deixar a travessa um pouco inclinada que água escorre.

O fogo tem que ser alto o tempo todo, o camarrão tem que fritar e não cozinhar.

Utilize esses alhos em conversa vendido pronto nos supermercados, fica muito melhor.

É certo que para ficar craque, precisa fazer umas duas ou três vezes, por isso, não desanime se na primeira vez não ficar 100%.

Fotos do preparo:-

camarao_cascafrigideira_oleocamarao_alho_e_oleocamarao_alho_e_oleo4camarao_alho_e_oleo3camarao_alho_e_oleo2

MACARRÃO COM CARNEIRO

macarrao_carneiro

É certo que deve existir receitas parecidas com esta por ai, mas essa aqui, eu posso dizer que é criação 100% minha. Acordei um sábado desses decidido a fazer algo diferente, que ainda não tinha experimentado. Fui em um mercadinho aqui perto de casa e pedi um pernil de carneiro. Ai, o resto foi só imaginação….. Cozinhar é legal por conta disso, voce pode inventar, criar, juntar e transformar sabores. Isso é mágico !!!!

Ingredientes:-

300 grs de macarrão
001 pernil de carneiro cortado em quatro partes
003 tomates cortados em quatro partes
002 batatas médias cortada em cubos
001 cebola média cortada em quatro partes
005 dentes de alho cortado em fatias
azeite, sal e pimenta à gosto
salsa
tomate cereja para enfeitar

Preparo:-

Utilize uma panela de pressão e comece dando uma fritada no carneiro com um pouco de azeite (foto 1). Acrescente os demais ingredientes (menos o macarrão) e mais uns 400 ml de água (foto 2).  Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 40 minutos. Comece a contar a partir do momento que a panela pegar pressão, o resultado é aparece nas fotos 3 e 4.

Retire a carne da panela de pressão (foto 5) e desfie com a ajuda de um garfo. Coloque todo o caldo/ingredientes (foto 4) do cozimento no liquidificador e triture tudo por um minuto.

Volte o caldo para a panela, coloque a carne já desfiada, a salsa,  acerte o sal e a pimenta (foto 7) e deixe ferver por mais uns minutinhos (foto 8).

Cozinhe o macarrão conforme instruções da embalagem e monte o prato.

Se tiver, coloque uns tomates cereja para enfeitar, azeite e queijo ralado. Vinho tinto é uma excelente pedida para acompanhar esse prato.

Dica:- a batata ajudar a dar uma engrossada no caldo.

FOTOS DO PREPARO:-

pernil_carneiromacarrao_carneiro_1macarrao_carneiro_2macarrao_carneiro_3macarrao_carneiro_4macarrao_carneiro_5macarrao_carneiro_6macarrao_carneiro_7

PANQUECA

panqueca_5

No final do ano passado comprei uma frigideira nova e estava louco para estreiar em grande estilo… aproveitamos a visita de umas amigas da Juliana e fizemos a receita de panqueca que ilustra este post. A frigideira é a que aparece na Foto 1. É uma Tramontina/Mônaco de 26 cm.

Ingredientes:-

Massa da Panqueca

02 ovos – gema e clara
02 xícaras (chá) de farinha
02 xícaras (chá) de leite
01 colher de chá fermento em pó
sal a gosto

Recheio

500 grs de carne moída
300 grs de linguiça toscana – desmanche os gomos – Foto 6. 
002 tomates cortado em cubos
alho cortado em rodelas
cebolas corta em cubos
salsinha e cebolinha
sal e pimenta do reino

* use a criatividade e monte o recheio que voce mais gostar.

Molho:-

05 tomates maduro cortado em cubos
alho cortado em tiras
cebola cortada em cubos
orégano
sal e pimenta do reino à gosto
queijo mussarela ralado – bastante

Preparo:-

A massa é tranquila, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. A dica é ir colocando a farinha aos poucos para não “grudar” muito. O resultado é uma massa homogênea e relativamente liquida.

Para fritar a massa vai precisar de um pouco mais de habilidade e é certo que a primeira sempre sai errado, o segredo é pegar o “jeito” da frigideira. A quantidade de massa que voce coloca para fritar está diretamente relacionada ao tamanho da frigideira. Na frigideira que utilizei a medida é uma concha, dessas utilizadas para servir feijão, para cada panqueca.

Coloque um fio de óleo, coloque a massa e deixe fritar de um lado (foto 1), vire (pode usar uma espátula para virar) do outro lado (foto 2), e deixe fritar mais um pouco e vai reservando (foto 3).

Recheio:-

Não tem muito segredo também. Dê uma refogada no alho e na cebola. Coloque a linguiça toscana já desmanchada dos gomos, dê uma fritada, coloque a carne moída e deixe fritar bem (fotos 7 e 8). Coloque o tomate deixe “derreter” para forma uma pequena quantidade de molho, acrescente a salsa, cebolinha, acerte o sal e pimenta. O segredo é não deixar o molho muito “aguado”, ele precisa ficar meio “seco”.

Molho:-

Refogue o alho e a cebola em um pouco de azeite, acrescente os tomates cortado em cubos, sal, pimenta e o orégano. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo de médio para baixo, sem pressa.

Montagem:-

Coloque um pouco do recheio sobr a massa da panqueca, enrole e ajeite em uma travessa (foto 5). Depois de montar todas as panquecas, coloque o molho de tomate por cima, cubra com muita mussarela ralada (foto principal) e leve ao forno para gratinar. Garanto que agrada a todos.

Fotos do preparo:-

frigideira_26panqueca_1panqueca_3panqueca_2panqueca_4linguica_toscanarecheio_panquecarecheio_panqueca_2molho_tomatemolho_tomate_1

PÃO, QUEIJO e BACON

PAO_BACON

Recebi essa receita de uma amiga minha, a Alana,e então decidi fazer em um final de semana desses. Alana, fica tranquila que foi só um teste, a próxima voce está convidada.

A receita original é com pão italiano, mas nesse dia não encontrei, então decidi fazer com pão cervejinha. Ficou show !!!!

Ingredientes:-

pão cervejinha
queijo
bacon
orégano
azeite

Preparo:-

Corte o pão de cima para baixo, seguindo a linha horizontal e vertical para formar um gomos (olha a figura ajuda a entender o texto). Preencha os cortes com queijo cortado em tiras (foto 2), bacon - já frito (foto 1), um fio de azeite e orégano para dar um sabor e um charme na decoração.

Embrulhe em papel alumínio, leve ao forno em temperatura média por 10 minutos. O objetvo destes primeiros minutos é permitir que o queijo derrata e os sabores se misture.

Abra o papel alumínio e deixe por mais 5 minutos, a idéia agora é deixar o pão crocante.

Sirva quente com algo gelado para beber. Sucesso garantido !!!

FOTOS DO PREPARO:-

PAO_BACON_1PAO_BACON_2PAO_BACON_3PAO_BACON_4