domingo, 30 de janeiro de 2011

PEIXE NA PANELA

Ainda com a idéia de transformar o "almoço da cidade" em "almoço de praia", fizemos essa receita de Peixe na Panela, que é extremamente fácil e rápida de preparar. O segredo desta receita está na panela. Usamos filé de Abrótea. Vamos a receita:-

Ingredientes:-

01 kg de filé de Abrótea
03 dentes de alho cortado em tiras finas
01 cebola média cortada em rodelas
03 tomates maduros cortados em cubos
03 cenouras médias cortadas em tiras largas
suco de 02 limões
alcaparras a gosto
salsa e cebolinha a gosto
sal e pimento do reino
azeite de oliva

Preparo:-

Tempere os filés de peixe com sal, pimenta e coloque para marinar (deixe uns 30 minutos) em uma travessa com o suco de limão. Em quanto isso prepare os demais ingredientes para montagem do prato.

A montagem é simples, basta colocar os filés em uma panela grossa e cobrir com a cebola, o alho, a salsa e cebolinha, a cenoura e as alcaparras. Coloque também o caldo usado para marinar e um pouco de azeite. Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos em fogo médio. Sirva com salada verde e arroz branco.

Veja as fotos:-

O segredo na preparação deste prato está na panela, por isso coloquei a foto da panela. Essa panela é da Tramontina (Lyon) e tem como característica funcionar como forno. É claro que não precisa ter essa panela para fazer a receita. A outra foto é a montagem do prato antes de ir para o fogo.

sábado, 29 de janeiro de 2011

CAMARÃO NA MANTEIGA

A idéia neste verão é transformar o almoço do final de semana em Almoço de Praia, mesmo estando na cidade. Nos ultimos dias fizemos muito peixe, camarão e caipirinha. Vamos a receita:-

Ingredientes:-

001 kg de camarão médio
004 dentes de alho amassados com sal
100 gr de manteiga.
suco de 03 limões
salsa e cebolinha a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
azeite de oliva

Preparo:-

Lave os camarões, escorra bem a água e coloque em uma travessa. Temepere com sal, pimenta, adicione o suco de limão e deixe marinar por pelo menos uma hora (Foto 1).

Esquente bem uma frigideira, derreta metade da manteiga e vá cozinhando o camarão sem pressa (Foto 3). Dica:- divida a porção de camarão em 04 partes e cozinhe uma parte de cada vez. A medida que for ficando pronto, reserve. Para cada "fritada" acrescente um pouco do alho amassado.

Depois de ter cozinhado todo camarão, volte todos para frigideira. Coloque o restante da manteiga, um pouco de azeite de oliva, a salsa e cebolinha (Foto 4). Misture tudo, acerte o sal e a pimenta, deixe esquentar um pouco e sirva com arroz branco.

Fotos do passo-a-passo.


domingo, 23 de janeiro de 2011

O DIA QUE O PORCO QUEIMOU

De todos os posts que já publiquei neste blog, este sem dúvida, é o que trouxe mais aprendizado. É claro que fiquei extremamente chateado........ Afinal de contas, como poderia ter queimado o prato principal do almoço ?

Para entender o que aconteceu decidi aplicar o que aprendi nos ciclos da qualidade do PGQP e rodar o bom e velho PDCA para melhoria do processo.

Indagação - como em 02 horas, poderia ter queimado um porco inteiro de aproximadamente 18Kg, mantendo a temperatura do forno a lenha entre 150 e 200 graus. O manual do forno diz entre 04 e 05 horas para assar um leitão (provavelmente com osso) de 10kg, mantendo este mesmo intervalo de temperatura.

obs:- segundo relato de um amigo meu (com experiência em forno a lenha), com esse tempo e neste intervalo de temperatura, mal é possivel assar um peru de natal que é muito menor.

Investigação - o marcador de temperatura está correto ? Vamos checar !!!!

Coloquei uma chaleira de água para ferver e medi a temperatura no ponto de fervura. BINGO !!! O marcador de temperatura do forno apontou 75 graus, quando o correto é 100 graus. Isso quer dizer que o marcador a 150 graus, significava na realidade 200 graus dentro do forno. 200 graus no marcador, correspondia a 266 graus dentro do forno.

É por isso que em outras oportunidades que usei o forno achei o mesmo sempre muito "rápido" para assar.

É claro também que o erro não está concentrado somente no marcador de temperatura, pois temos a inspeção visual durante o processo. Como não vi que o porco estava queimando ?

Deixei o porco queimar por que estava lotado de confiança. Acontece direto no futebol e chamamos de "salto alto". Eu já tinha feito tudo que era mais difícil do "projeto". Já tinha vencido a desossa, o prepararo...... que o assar ficou para mim como apenas um detalhe. Errei bonito, paguei o preço e aprendi legal !!!!

Além do aprendizado, das sobremesas que trouxeram, das risadas e da conversa jogada fora com os amigos, ficou ainda o papo que tive com a minha filha.

- Pai, voce faz tudo isso (cozinhar) para unir os amigos ?
- Sim filha. A "cozinha" tem o poder de unir as pessoas.
- É verdade pai. E o bom de tudo isso é que pessoas diferentes se conhecem.

PORCO DESOSSADO - A PREPARAÇÃO

Ver as fotos relacionadas a esta parte de todo "projeto" Porco Desossado dá uma dor no coração..... Confesso que nessa parte senti que já estava "tudo dominado", errei feio !!!

Ingredientes:-

01 porco desossado
(o dessa receita, sem a cabeça e sem ossos ficou com 18kg)

Tempero:-

02 cebolas grandes
15 dentes de alho
02 xicaras (chá) de sal
03 tabletes de caldo de carne
500 ml de água
300 ml de vinagre de vinho branco
suco de 08 limões
pimenta do reino à gosto
salsa e cebolinha aos montes

Preparo:-

Bata todos os ingredientes do tempero no liquidificador, espalhe sobre o porco desossado, coloque em um vazilha e deixe marinar por no mínimo 12 horas, melhor se puder ficar 24 horas. Dica:- pode-se utilizar um saco plastico para marinar é mais prático para condicionar na geladeira (ver foto 3).

Para assar:-

Ajeite em uma forma e leve ao forno. Deve ficar pronto em 04/05 horas, asssando em temperatura a 180 graus.

Nas fotos abaixo, voce verá que preparei um "cavalete" para ajeitar o porco no forma. Infelizmente não cabe no forno convecionaL, precisa ter um forno a lenha grande, ou então aqueles tipo industrial. Outra opção (talvez a melhor) é levar para assar na padaria. Geralmente as padarias prestam este tipo de serviço.

em tempo:- essa parte do assar eu conheço só na teoria.

Ver o post - O DIA QUE O PORCO QUEIMOU.

Fotos:-

A primeira foto apresenta o porco desossado pronto para receber o tempero. A segunda foto apresenta o porco temperado. A terceira o porco "empacotado" para marinar e a quarta foto o "cavalete" que montei para servir de suporte ao porco.

PORCO DESOSSADO - A DESOSSA

De todo projeto Porco Desossado, essa é sem dúvida a parte que mais exigiu "sangre frio". Confesso que na hora que vi o porco (no sitio onde fui buscar), minha perna "bambeou".

Eu nunca tinha desossado um porco e começar por um de 22 quilos não parecia nada confortável.

No caminho do sítio até minha casa vim pensando no que fazer, e a decisão número um foi cortar a cabeça dele fora, e depois começar a desossar.

A desossa foi muito rápida, cerca de 50 minutos. E "perdi" muito pouca carne (basicamente as carnes que sairam grudadas no osso), que inclusive utilizei para fazer um farofão.

Veja as fotos abaixo:-

Foto 1:- como tudo começa. O segredo da desossa é ter uma faca bem afiada e de lâmina fina. Essa é a verdadeira faca de desossa. O primeiro passo é cortar as costelas, para isso, basta fazer um corte superficial entre as costelas e no final cortar a "ponta" da costela que está presa na barriga do porco.

Foto 2 e 3:- tirar as costelas é a parte mais fácil de todo processo. A medida que as costelas vão se soltando, vá com a ponta da faca cortando a parte do "espinhaço" (osso que fica preso no lombo do porco). As costelas estão presas no "espinhaço" do porco e o segredo é tirar tudo junto, costelas e "espinhaço".

Foto 4:- retirando o espinhaço.

Foto 5:- o espinhaço e as costelas retiradas por compelto.

Foto 6:- o porco completamente desossado. Infelizmente na sequencia das fotos não tem as desossa da paleta e do pernil. Mas não tem segredo, é só cortar em volta do osso e puxar. Dá um olhada no post Risoto de Carneiro, que dá uma boa base de como desossar o pernil e paleta.

IMPORTANTE e DIVERTIDO:- como havia dito para meu amgios que a desossa era feita pelo "fiote", montei, depois de toda a desossa pronta o video PORCO DESOSSADO, e publiquei no YouTube.



PORCO DESOSSADO - A HISTÓRIA

Um dia (acho que uns 03/04 anos atrás) recebemos em casa, uns amigos aqui de Porto Alegre/RS, para jogar conversa fora. Entre uma história e outra contei que um amigo meu de Osvaldo Cruz/SP, tinha trazido do Mato Grosso do Sul um porco desossado que dava para enrrolar como se fosse uma "manta".

Não preciso nem dizer que a galera caiu na risada, não acreditando em hipótese alguma no fato. Como percebi que o assunto ia render muito, disse para colocar "lenha na fogueira", que a desossa era feita pelo "fiote" do suíno :).

Bem, se os caras tinhas rido antes, imagina depois que eu falei isso. Surgiram piada de tudo que é tipo.

Outros encontros aconteceram, com mais amigos e sempre essa conversa do porco vinha a tona. Eu disse então que um dia ia fazer um para "provar" a história, que nessa altura já tinha virado LENDA.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

RISOTO TOMATE SECO/CEREJA COM RUCULA

Quinta-feira passada estava de bobeira em casa e minha esposa perguntou se não estava a fim de fazer um risotinho. Decidimos a receita na hora e confesso que ficou uma delícia. Não sobrou nenhum grão de arroz para o almoço de sexta-feira.

Pensamento:- INVENTAR é a coisa mais legal da vida. A culinária permite invenções fantásticas. É por isso que me deu tão bem com esse hobby. Fazer diferente, sair do status quo, mantém minha mente viva. Essa receita foi pura invenção !!!

Ingredientes (porção 04 pessoas):-

003 xícaras de arroz arbório
010 tomates seco cortados em pedaços grandes
015 tomates cereja inteiros (foto 1)
002 bandejas de mini-rúcula (foto 2) (ou 01 maço de rúcula normal)
001 cebola média picada
004 dentes de alho picados bem fininho
001 tablete de caldo de legumes dissolvido em 01 litro de água quente
100 gr de queijo parmesão ralado (foto 3)
sal e pimenta a gosto

Preparo:-

Refogue o alho, a cebola e os tomates seco, com um pouco de azeite de oliva, sal e pimenta (foto 4). Quando a cebola estiver transparente, acrescente o arroz e deixe dar uma "fritada". Acrescente (aos poucos) a água na qual foi dissolvido o tablete de caldo de legumes, e deixe cozinhar em fogo médio. Vá acrescentando mais água a medida que for secando . Quando o arroz estiver quase cozido, coloque os tomates cereja para darem uma "amolecida". Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo, coloque o queijo ralado e misture bem (foto 5). Por último coloque a rúcula. Dê uma leve mistura (foto 6) e sirva quente.

Fotos do passo-a-passo:-



MAMINHA ASSADA

Fiquei responsável pelas carnes para a ceia do Natal e do Ano Novo com a família. E como a pedida era que tivesse carne de boi, fiz a receita que ilustra este post. Foi a primeira vez que fiz e ficou nota mil !!!!

Ingredientes:-

02 maminhas bovina - 1kg cada
sal grosso e pimenta do reino
alecrim (um pouquinho)
manteiga
batatas pequenas com casca (o tanto que couber na assadeira)

Preparo:-

Frite a peça de maminha inteira, sem tempero, em uma frigideira grossa. A idéia é "selar" a carne (vejas as fotos 1 e 2). Depois de "selada" unte as maminhas com manteiga, ajeite em uma assadeira forrada com papel alumínio, coloque sal grosso e pimenta. Coloque as batatas na assadeira, polvilhe um pouco de alecrim, cubra com papel alumínio e leve ao forno (temperatura média) por 45 minutos (foto 3). Vire as maminhas na assadeira, regue com o caldo da carne e deixe assar por mais uns 30 minutos (foto 4). Retire o papel alumínio e deixe dourar por mais 10/15 minutos.


LENTILHA DE ANO NOVO




COSTELA DE PORCO NA ASSADEIRA

ANTES DEPOIS


Em Junho/2010, publiquei neste blog a receita COSTELA DE PORCO NA GRELHA, a idéia era mostrar que o uso da grelha para alguns cortes de carne traz resultado melhor que o uso de espetos. A receita de agora, também é de costela de porco, só que feita na assadeira, no forno a gás. É prática (de repente não tem churrasqueira a mão) e fica pronta em 01 hora e meia no máximo.

Ingredientes:-

01 costela de porco
sal grosso e pimenta do reino à gosto (pode usar outros temperos)

Preparo:-

Corte a costela em tiras, acompanhando o osso. Disponha em uma assadeira forrada com papel alumínio. Tempere com sal grosso (cuidado - como a carne vai estar em pedaços menores, o sal "pega" mais fácil. Na receita deste post eu errei na quantidade e ela "puxou" um pouco no sal) e pimenta. Cubra com papel alumínio e leve ao forno em temperatura média por 01 hora. Verifique a maciez da carne, se estiver no ponto, tire o papel alumínio e deixe por mais alguns minutos para dourar. BOM APETITE !!!!

em tempo:- O resultado na grelha é melhor, ela fica menos gordurosa. O ideal para fazer na assadeira, é ter uma assadeira com "grelha" assim a carne não fica em contato direto com a gordura que vai soltando durante o cozimento. O uso da grelha na assadeira deixa a carne mais sequinha.