domingo, 25 de julho de 2010

PIZZA EM CASA

Decidi fazer essa receita muito mais pelo desafio de fazer a massa, descobrir o novo, arriscar do que a vontade imensa de comer uma pela Pizza. Na verdade, o desafio, a descoberta, a vontade de inventar, de propor são os grandes ingredientes para eu estar direto na cozinha. Faz uma vez fica mais ou menos, faz uma segunda fica melhor, até que chega o dia em que voce tem o domínio total do processo. Transporte isso para o teu dia-a-dia e certamente será um profissional melhor. Chega de papo-cabeça e vamos a receita.

Ingredientes para Massa:-

500 gr de farinha de trigo
010 gr de fermento biológico (utilizei fermento em pó)
300 ml de água morna
001 colher (sobremesa) de sal
002 colheres (sopa) de óleo

Transformação da Massa:-

Essa foi a melhor parte da receita. Foi muito legal sentir na pele que juntando basicamente água e farinha se consegue uma massa muito legal. A transformação é imediata e acontece direto em nossa mãos, é só ir misturando e sovando os ingridientes que a massa aparece.

1 - Coloque a farinha em um recepiente e misture o fermento em pó.
2 - Faça um burando no meio da farinha e coloque o sal, o óleo e um pouco de água.
3 - Vá misturando com a mão. A massa vai ficando seca, ai coloca mais um pouco de água, e continue misturando. Se a massa ficar muito molhada, coloque um pouco mais de farinha. Tem que achar o ponto, e garanto, não será na primeira vez.
4 - Quando todos ingrientes se transformarem em uma bola homogênea, transfira para uma mesa e sove com as duas mãos.

Olhe as fotos no final do post.

Deixe a massa descansar por 15 minutos, depois separe em dois pedaços e deixe descansar por mais 30 minutos.

Aí é só esticar. Pode ser com as mãos, com um rolo de massa ou com uma garrafa de vinho.

ASSAR:-

Esse é o grande desafio. O forno a gás, não tem nem de perto a potência que tem o forno a lenha de uma pizzaria, e grande parte do segredo de uma boa pizza está no assar.

Dica para o forno a gás:- pré asse a massa somente com o molho(faça um molho de puro tomate com sal, pimenta, pouca cebola e alho) por uns 15/20 minutos. Retire do forno, coloque os ingredientes de sua preferência e volte ao forno por mais uns 20 minutos. Vá controlando para não queimar.

Importante:- Deixe o forne esquentar bem antes de assar a pizza. Não coloque a massa com o forno frio.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

PALETA DE CARNEIRO

Carne de Caneiro é do tipo gosto ou não gosto, muitas pessoas não comem, por isso, é sempre bom perguntar para o convidado se ele come carne de carneiro antes de sair fazendo. O mesmo vale para frutos do mar e comida japonesa, entre outras.

Esse prato é fácil de fazer, o único "senão" é que deve ficar de um dia para outro no tempero para ficar bem saboroso, mas não chega a ser obrigatório para o prato, mas pelo menos uns 3, 4 horas é bom ficar.

Ingredientes:-

01 Paleta de Carneiro (a dessa receita tinha 1.5 KG)

Tempero:-

01 cebola média
05 dentes de alho
02 colheres de azeite
01 copo d'água (200 ml)
suco de três limões
sal (01 colher de sopa) e pimenta do reino (01 colher de café)
um pouquinho de alecrim

Preparo:-

Bata todos os ingredientes do tempero no liquidificador e reserve. Limpe o carneiro tirando eventual excesso de gordura. Faça uns furos na paleta com a ponta de uma faca, e regue com o tempero. Deixe marinando de um dia para o outro, virando a peça de carne de vez em quando para marinar os dois lados. Dica:- utilizando uma colher regue de vez em quando a peleta com o tempero.

Para assar:-

Forre a forma com papel alumínio, ajeite a paleta de carneiro, regue com todo o tempero, cubra com papel alumínio e leve para assar no forno em temperatura média por uma hora. Tire o papel alumínio, dê mais uma regada na paleta com o tempero que está na forma e deixe por mais uns 20, 30 minutos. Dê uma "espetada" na carne para ver se está macia. Sirva com arroz branco e salada verde. Fica nota mil !!!!!

Fotos:-
Abaixo fotos do antes e depois.

Detalhe na foto:- como não coube na forma, precisei separar a parte da "canela - é a parte que tem o garrão" da paleta.

sábado, 17 de julho de 2010

FILE MIGNON COM "FALSO" MOLHO MADEIRA

A palavra "FALSO" no nome deste prato tem a ver com a utilização de Molho Madeira pronto, aqueles de caixinha. Fica bom, engana bem. Vamos a prática e deliciosa receita.

Ingredientes:-

01 kg de Filé Mignon cortado em medalhões
01 caixinha de Molho Madeira pronto
Farinha de Trigo
Sal e Pimenta à gosto.

Preparo:-

Limpe bem a carne e corte em medalhões com mais ou menos 2/3 cm de altura e passe rapidamente pela farinha de trigo. Aqueça bem uma bistequeira e frite os pedaços de filé mignon. Assim que der a primeira "dourada", coloque sal e pimenta a gosto e deixe por mais uns minutos.
Importante:- não frite muito para não "secar" a carne, para ficar suculenta ela precisa ser servida ao ponto.

Dica:- antes de passar na farinha de trigo dê uma batida nos medalhões dando "soquinho" com as próprias mãos.

Acrescente o molho madeira de caixinha, deixe aquecer por alguns minutos e pronto, é só servir. Vai muito bem com arroz branco e massa com molho branco ou de queijo.

Fotos:-

A primeira foto apresenta o Filé Mignon cortado em medalhões, a segunda o Filé Mignon sendo passado na farinha, a tericera foto apresenta os fílés na bistequeira e quarta foto apresenta os medalhões (ainda na bistequeira) e com molho madeira.


quinta-feira, 15 de julho de 2010

CREME DE ERVILHA

Essa semana o frio pegou aqui em Porto Alegre/RS, nesse exato momento estamos com 9 graus. Nestes dias de frio o dia geralmente começa com temperatura em torno de 4, 5 graus. Na hora do almoço chega perto dos 12 graus e depois cai novamente. O bom é que aqui no Sul temos grandes produtores de vinho, ai é só alegria e o frio acaba virando um grande parceiro.

Para aquecer a galera aqui de casa, fiz Creme de Ervilha, é a primeira vez que faço e sem falsa modéstia, ficou animal !!!!! É simples e rápido de fazer.

Ingredientes para 04 pessoas:-

300 gramas de ervilha seca
50 gramas de bacon picado
150 gramas de linguiça calabresa cortada em fatias
03 dentes de alho cortado em fatias
Salsinha à gosto

Preparo:-

Deixe a ervilha seca de molho por no mínimo uma hora, mas pode ser mais sem problemas. Dica:- antes de sair para trabalhar deixe a ervilha de molho, quando voltar no final da tarde vai estar no ponto para ir a panela.

1 - Cozinhe a ervilha utilizando a água que deixou de molho por uns 40 minutos em fogo médio, coloque um pouco de sal no cozimento.

2 - Frite o bacon, a linguiça calabresa o alho e reserve.

3 - Assim que a ervilha estiver cozida (tem que ficar macia igual quando se cozinha feijão ou lentilha), acrescente metade dos ingredientes fritos, misture e bata no liquidificador. O segredo aqui é achar o ponto para o creme não ficar muito aguado.

4 - Devolva o creme para a panela, acrescente o restante do tempero, coloque salsa (pode utilizar a salsa congelada sem susto) a gosto, dê uma acertada no sal (se precisar) e sirva com muito queijo ralado e azeite de oliva. Torrada e pão francês acompanham que é uma beleza.

Fotos:-

Temperos cortados, a ervilha seca antes de ficar de molho e ser cozida, os temperos fritos e o creme pronto para ser devorado.