terça-feira, 8 de junho de 2010

COSTELA DE PORCO NA GRELHA

A idéia desse post é mostrar que o uso da grelha pode agregar valor ao produto, pois é mais fácil trabalhar essa carne na churrasqueira utilizando grelha do que espeto. Meus amigos aqui do Sul dizem que "é coisa de paulista".

Ingredientes:-
01 costela suína - a dessa receita tinha 02 kg e 200 gramas
sal grosso
carvão/lenha

Preparo:-
Fazer um braseiro forte, ajeitar a costela na grelha, colocar sal grosso, e deixar assando por uma hora. Asse "longe" do fogo, com a parte do osso voltada para baixo por uns 40 minutos e mais uns 20 minutos do lado da carne. A medida que o braseiro for "perdendo força", abaixe a costela.

Na verdade churrasco o cara só fica bom fazendo. Tem que "pegar o jeito" da churrasqueira, da brasa, do tipo de carne que está assando. Eu já fui promovido de junior para pleno, mais alguns e eu chego a sênior.

Dica:- utilize tijolos para "diminuir" o tamanho (interno) da churrasqueira de forma que o braseiro ocupe a largura da grelha.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

SOPA DE CAPELETI

Nessa época de frio, Sopa de Capeleti é uma excelente pedida, ainda mais em um dia de chuva, como o de hoje.

Ingredientes:-

Carne de Frango (03 sobrecoxas) - eu uso coxa e sobrecoxa, mas pode usar peito também.
Cebola picada em cubinhos - cebola média.
Alho (4 dentes) cortados em fatias ou amassado. Nessa receita usei alho em flocos, é mais prático.
Salsa e Cebolinha à gosto - duas colheres de sopa de cada um.
Sal e Pimenta à gosto.
Capeleti - 250 gramas.

obs.: essas quantidades dão para dois adultos com fome mediana.

Preparo:-

O segredo da sopa de capeleti está no caldo. Tem que fazer o caldo com calma, com tranquilidade, não pode apressar, senão ele fica sem gosto. O caldo é feito com o cozimento do frango, da cebola e do alho.

a) Dar uma boa limpada na carne de frango, tirar a pele, o excesso de gordura e cortar em pedaços médios.
b) Fritar a carne de frango em uma panela funda sem pressa. Não precisa utilizar óleo, coloque um pouco de água e deixe cozinhar devagar. Importante:- nesta etapa coloque sal e pimenta moída na hora.
c) Acrescentar a cebola e o alho, mais um pouco de água, tampe a panela e deixar cozinhar sem pressa. O caldo vai começar a se formar.
d) Essa é a melhor parte, é a hora de abrir um bom vinho tinto para ir tomando enquanto a carne de frago vai cozinhando e o caldo vai se formando.
e) Vai controlando o cozimento do frango e acrescentando água aos poucos. Esse processo todo demora uns 45 minutos.
f) Assim que o frango estiver cozido, a cebola e o alho estiverem todo desmanchado formando um caldo consistente, acrescente água suficiente para cozinhar todo o capeleti. Para as quantidades dessa receita acrescente 600 ml - 3 copos - de água.
g) Acrescente o capeleti, acerte o sal/pimenta e deixei cozinhar por uns 15 minutos em fogo médio.
h) Acrescente salsa e cebolinha (se tiver), cozinhe por mais alguns minutos e pronto. Importante:- se a garrafa de vinho da etapa D estiver acabado, abra outra.

Sirva com muito queijo ralado, um fio de azeite e pão francês ou italino. Uma excelente dica é colocar no prato uma colher de vinho tinto, fica ANIMAL !!!!!!!!

Fotos:-

A primeira foto apresenta as sobrecoxas de frango cortadas em pedaço médio. Na parte de cima da foto são os pedaços que ficaram com o osso. A segunda foto apresenta a cebola cortada em cubinhos, a terceira e quarta foto apresentam a formação do caldo e vale lembrar que o segredo é ir colocando água aos poucos e deixar cozinhar sem pressa, a boa companhia desta hora é o vinho. A quinta foto apresenta o capeleti antes de entrar em cena, e a última foto os finalmentes.

obs.: o capeleti eu compro pronto. Prefiro os artesanais. Aqui em Porto Alegre/RS encontro no Mercado Público e no Zaffari.

SALSA e CEBOLINHA a TODA HORA !!!!!!

Quando se cozinha para pouca gente e não se cozinha todos os dias, temos o problema de as vezes não ter a mão o que precisamos, e o exemplo mais clássico disso é a Salsa e Cebolinha. Se toda vez que for cozinhar tiver que comprar salsa e cebolinha vai ter problemas, pois a quantidade em que são comercializadas são sempre maiores a que voce necessita.

Se deixar na geladeira para o próximo final semana...... estraga. A dica deste post resolve esse problema. O segrego é congelar a salsa e cebolinha em potinhos plástico ou de vidro.

Preparo:-

Lave a Salsa e a Cebolinha e dê uma boa sacudida para tirar o excesso de água. Corte, coloque nos potinhos, tampe e coloque no congelador. Na hora de usar é só tirar o tanto que precisa e guardar o restante. Aprendi esse truque precioso com minha irmã mais nova.

As fotos que ilustram este post são de salsa e cebolinha congelados.