domingo, 16 de maio de 2010

RISOTO COM LASCAS DE SALMÃO

Fazia algum tempo que estava querendo fazer essa receita. Na verdade eu tinha um pedaço de filé de salmão congelado que não era muito grande para a família toda, mas para fazer participação especial em um risoto era perfeito.

Ingredientes:-

01 filé de salmão (o dessa receita tinha 400 gramas),
03 xícaras de arroz arbóreo,
03 damascos cortados em fatias finas,
10 nozes picadas.
01 tablete para caldo de legumes,
100 gramas de queijo cortado em pedaços(utilizei o Estepe nesta receita)
250 ml de vinho branco seco,
cebola picada, alho (nessa receita usei alho em flocos),
curry, salsa, cebolinha, sal e pimenta do reino à gosto.

Preparo:-

Salmão
Faça uma mistura de sal, pimenta, limão e ervas finas (pode acrescentar outros temperos que gostar), deixe marinar por uma hora. Asse no forno em temperatura média, embrulhado em papel alumínio por 40,50 minutos. Depois de pronto desmanche-o em lascas e reserve. Ele vai ser utilizado quanto o risoto estiver quase pronto.

Água para cozinhar o risoto
Em uma panela coloque o tablete para caldo de legumes, uma colher de chá (rasa) de curry e um litro de água. Deixe aquecer até o tablete desmachar-se por completo.

Risoto
Refogar a cebola e o alho até que a cebola fique transparente (ao invés de utilizar somente óleo, utilize um pouco de água para ajudar a cozinhar a cebola e o alho), acrescentar um pouco de sal e pimenta do reino. Coloque o arroz e deixe dar uma fritada, acrescente o vinho branco e deixe cozinhar um pouco. A medida que for secando, vá colocando a água preparada anteriormente. Quando o arroz estiver ao dente, coloque a salsa, cebolinha e o damasco cortado em tiras, mais um pouco e acrescente as nozes e o queijo, deixe derreter, coloque o salmão já assado e cortado em lascas, misture com cuidado para não desmanchar o peixe, sirva quente.

Fotos:-

Salmão marinando, alguns temperos (cebola, alho em flocos, damasco, nozes e queijo cortado em pedaço), salmão já assado e cortado em lascas grossas, o risoto quase nos finalmentes e a entrada do nosso "ator principal" em cena. A última foto é o prato pronto para ser saboreado. Dê uma regada com um bom azeite de oliva, fica muito bom !!!!!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

PAELLA DE CARNEIRO

Aprendi essa receita com o Anonymus Gourmet (Programa Exibido pela RBS TV em 05 de Setembro de 2009). No dia seguinte fiz a receita, é uma delícia, principalmente para quem é amante de carne de carneiro com eu. A primeira vez que fiz fui bastante fiel a receita, na segunda tive que improvisar, mas não muito, o corte de carne de carneiro (carré - lombo - e costela) recomendado na receita original estava em falta no açougue que costumo comprar, ai pedi para serrar uma paleta de carneiro em pedaços pequenos. Ficou NOTA MIL !!!!!!!!!!

Ingredientes:-

01 kg de Carne de Carneiro (a receita original pede carré de carneiro para cozinhar com o arroz e costela de carneiro para decorar o prato) – mas pode utilizar outro corte, fica bom igual. O melhor são os cortes que tem osso.
03 xícaras de arroz
03 Batatas médias
01 Cenoura grande
01 Cebola média cortada em rodelas
05 Dentes de alho picados em fatias
1/2 Pimentão verde pequeno
1/2 Pimentão amarelo pequeno
1/2 Pimentão vermelho pequeno
02 Pimentas Dedo de Moça
10 Vagens Torta
Salsa e Cebolinha a gosto
01 copo de molho de soha (shoyu)
250 ml de vinho branco
250 ml de água com uma colher de sopa de colorau
02 litros de caldo de carne - utilize os tabletes convencionais. É só dissolver dois tabletes em dois litros de água quente

Preparo:-

Em uma panela própria para paella ou em uma panela grande e funda, frite a carne de carneiro e aos poucos vá acrescentando o shoyu. A hora que estiver no ponto, acrescente a cebola e o alho e dê uma boa fritada/refogada, coloque as batatas com casca cortadas em pedaços pequeno (não muito), as cenouras cortadas em tiras, dê mais uma refogada colocando um pouco de vinho de branco. Coloque o arroz, misture bem, coloque o restante do vinho, deixe dar uma enxugada, coloque a água com o colorau, o caldo de carne e deixe cozinhar em fogo médio. Quando o arroz estiver ao dente, acrescente a salsa e cebolinha, enfeite com os pimentões, vagem torta e pimenta dedo de moça inteira. Vá controlando o cozimento do arroz e da batata. Coloque mais água se precisar. Sirva direto na panela. O prato não precisa de acompanhamento.

Obs.:
A receita original pede para assar no forno tiras de costela de ovelha para enfeitar o prato juntos com os últimos ingredientes.
Essas quantidades serve bem 06 pessoas com fome mediana.

Fotos do passo a passo:-

A carne de carneiro (nesse caso pedaços de paleta) sendo fritada com um pouco de shoyu, na sequência a carne sendo refogada com a cebola e o alho. A terceira foto apresenta a "entrada" da batata e cenoura. A quarta foto apresenta o arroz sendo acrescentado a receita. Na sequência o cozimento e a ultima foto apresenta o prato já nos finalmentes, é a hora que coloquei a salsa, cebolinha, pimentões, vagem torta e a pimenta dedo de moça.

BACALHAU EM CAMADAS

Aprendi a gostar de bacalhau com meus pais e sempre que eles vêem me visitar a gente faz essa receita. A receita que ilustra este post fizemos em primeiro de maio de 2010, véspera da partida deles.

Ingredientes:-

01 kg de Bacalhau em posta
0e Batatas grandes cortadas em fatias grossas
02 Tomates cortados em fatias médias
02 Cenouras média cortadas em tiras grossas
01 Cebola grande cortada em rodelas
05 Dentes de alho cortado em fatias
Azeite de Oliva - bastante
Salsa e cebolina à gosto
Azeitonas (verde e preta) à gosto
Alcaparras à gosto
Nessa receita utilizei também Vagem Torta, mas é só por que tinha na geladeira.

Preparo:-

Dessalgue o bacalhau. Nesta receita utilizei postas de espessuras diferentes. Umas grossas e outras mais finas. Para dessalgar, separei em duas vasilhas, uma com as postas mais grossas que ficou 48 horas de molho na água e na geladeira, com troca de água a cada 08 horas. As mais finas deixei 24 horas de molho com troca de água a cada 06 horas.

Monte as camadas em uma panela (funda e com tampa) intercalando os ingredientes, começando pela batata. A sequencia é a seguinte:- Batata, Bacalhau, Cebolha, Alho, Cenoura, Tomate, Azeitonas, Alcaparras, Azeite, Vagem Torta. Para não ficar muito cozido deixe para colocar o tomate, a vagem torta a salsa e cebolinha mais para o final do cozimento.

Rege com bastante azeite, tampe a panela, deixei cozinhar em fogo médio por uns 40 minutos, vá experimentando para ver o ponto, sirva com arroz branco.

Fotos da esquerda para direita, de cima para baixo:-

A primeira foto apresenta as postas de bacalhau dessalgadas. A segunda e terceira foto os ingredientes "mais robustos". A quarta foto o início do cozimento. A quinta foto faltando uns quinze minutos para finalizar a receita, foi a hora que coloquei os tomates, vagem torta, salsa e cebolinha. Aproveitei que tinha umas pimentas dedo de moça em casa e coloquei também. A última foto apresenta o prato pronto para ir a mesa. O prato ficou muito mal apresentado, é que tirei a foto depois de ter servido minha mãe, tive que dar uma "ajeitada".

SALADA DE BACALHAU COM BATATAS

Nada como a Páscoa (fiz esta receita na Sexta-Feira Santa de 2010) para comer um bom bacalhau. Uma receita parecida (na aparência) com está é conhecida como Bacalhau a Gomes de Sá, mas para ser mais fiel a este prato (e não criar nenhum atrito com o a Bacalhau a Gomes de Sá) batizei-o de Salada de Bacalhau com Batatas.

Ingredientes:-

01 kg de Bacalhau
1/2 kg de Batatas
Azeite Extra Vrigem, Azeitona Preta, Azeitona Verde e Alcaparras o quanto gostar

Preparo:-

Dessalgue o bacalhau.
Dica: nesta receita poemos utilizar o bacalhau já desfiado, ele costuma ser um pouco mais barato. Para dessalgar o bacalhau desfiado deixe-o por 06 horas em um travesa com água na geladeira. Troque a água a cada três horas, neste caso será apenas uma troca de água.

Na receita publicada neste post utilizei postas normais (ver foto abaixo), deixei na água por 24 horas, realizando trocas de água a cada 06 horas.

Assim que estiver dessalgado, cozinhe-o em uma frigideira com um pouco de azeite, o bacalhau vai soltar água, o que ajuda a cozinhá-lo.

Assim que estiver cozido, separe-o em lascas retirando eventuais pedaços de pele, junte as batatas cortadas em cubos pequenos e cozidas (tem que ficar ao dente para não desmachar na hora de montar o prato), as azeitonas, alcaparras, muito azeite e misture. Está pronto, é só servir com arroz branco.

Fotos em sentido horário:-

A primeira foto apresenta as postas de bacalhau já dessalgada. A segunda foto apresenta o bacalhau sendo cozido na frigideira. A terceira foto o bacalhau separado em lascas, e a quarta foto a batata (não confundir com queijo) sem estar cozida, cortada em cubos.