segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PERNIL DE CARNEIRO AO FORNO

Essa receita é fácil de fazer, fica pronta em 50 minutos e é uma delícia.

Quando fiz o risoto de carneiro (publicada em 12 de dezembro 2009 ) congelei metade do pernil não utilizado e o aproveitei para esta receita.

Importante:- não congele carnes mais de uma vez. Quando comprei o pernil de carneiro para a receita do risoto, o pernil era "fresco", ou seja, não estava congelado.

Ingredientes:-

Pedaços de Pernil de Carneiro cortado em cubos
Batatas cortadas em tiras grossas
Tempero à gosto - sal/pimenta (ou temperto comprado pronto), alecrim, ervas finas, etc

Preparo:-

Tempere a carne de carneiro, as batatas (lembre-se de ser menos generoso no tempero das batatas, pois ela absorve o tempero de maneira mais intensa que a carne) e reserve por uns 10 minutos. Forre uma assadeira com papel alumínio, acomode os pedaços de carneiro e as batatas, cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno em temperatura médias por uns 30 minutos. Retire o papel almínio, verifique se já está bem cozida a carne, a batata e deixe mais uns minutos para dourar.

Sirva com arroz branco, salada verde, de tomate, palmito...............

É sucesso garantido !!!

As fotos abaixo apresentam o antes e depois do forno.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CURAL DE ABÓBORA

Faz muito tempo (talvez uns 25/30 anos) a escola que eu estudava (Dr. Max Wirth em Osvaldo Cruz/SP) decidiu publicar um livro de receitas elaborado por funcionários, professores e mães de alunos.

O projeto foi capitaneado pelo Prof. Roberto Benjamin e tinha como objetivo arrecadar fundos para a Associação de Pais e Mestres da escola. Sucesso total !!!!!!

Dentre todas as receitas publicadas uma chamou especial atenção (foi enviada pela Dona Ana Meroti Pigozzi, mãe de um professor da escola à época), pois o doce CURAL bastante conhecido na região sudeste é feito originalmente de milho verde e essa receita trazia como base para o CURAL, a Abóbora. O doce fez tanto sucesso lá em casa que depois de tanto tempo ainda fazemos.

Quando faço essa receita me lembro dos tempos que o ensino público era de extrema qualidade, e de boas lembraças dos 08 anos que passei no Max Wirth.

Chega de histórias e vamos a receita:

Ingredientes:-

01 kg e 200 gramas de abóbora cozida
200 ml de leite de vaca
01 xícara (de chá) de açucar refinado
01 lt de leite condesado
04 colh. (sopa) de amido de milho (maizena)

Preparo:-

Descasque a abóbora, tire o "miolo" e cozinhe. Bata no liquidificador a abóbora cozida, o leite de vaca, o açucar e o amido de milho. Se o liquidificador não der conta do recado, faça em duas etapas.

Coloque a mistura em uma panela, acrescente o leite condensado, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por uns 25 minutos (a receita original diz para deixar cozinhar 15 minutos contatos a partir da primeira fervura).

obs.: tem que ficar mexendo com uma colher de pau o tempo todo, senão queima.

Despeje em uma travessa, deixe esfriar e coloque na geladeira. Quanto mais tempo ficar na geladeira mais gostoso fica o doce. Se gostar polvilhe com canela em pó.

Fotos em sentido horário:-

Para não gerar confusão (há vários tipos de abóbora e em cada lugar um nome diferente) a primeira foto apresenta a qualidade de abóbora ideal para fazer o doce. A segunda foto apresenta a abóbora já cozida. A terceira foto apresenta o doce sendo cozido na panela e a última foto o doce pronto para ir à geladeira.

Mais abaixo coloquei a foto da capa do livro de receitas e a receita original. Veja que foi o livro foi redigido em máquina de escrever e contava até com patrocinadores no rodapé das páginas.




Capa do Livro de Receitas e Receita Original do Cural de Abóbora



CHANCLICHE COM TOMATE, CEBOLA E SALSA

Chancliche é um queijo do tipo árabe feito de leite de vaca ou ovelha, é original da Síria e do Líbano.

A primeira vez que comi essa receita foi em um restaurante árabe aqui de Porto Alegre/RS. O prato é bastante simples de preparar, por isso, não tive dúvida:- comprei os ingredientes e montei em casa. É um prato que combina bastante com o verão, é relativamente leve e cai muito bem com pão árabe.

Ingredientes:-

02 tomates não muito maduros (melhor usar tomates que estão geladinhos na geladeira)
01 cebola média
Um punhado de folhas de salsa fresca
Chancliche (compra pronto no supermercado)
Azeite

Preparo:-

Pique o tomate e a cebola em pedaços pequenos. A salsa voce pode picar em pedaços maiores ou utilizar a folha inteira.

Amasse o chancliche com um garfo e misture tudo. Tempere com azeite e coma a vontade.

Em tempo:- o chancliche utilizado nesta receita é essa "bola" que aparece no prato com os demais ingredientes

QUIBE DE FORNO

Essa receita é uma delícia, é o tipo de petisco que voce come durante o dia todo. É excelente para acompanhar o happy hour com os amigos. Essa receita fiz lá em Osvado Cruz/SP com meus pais.

Ingredientes:-

1 Cebola Grande
Folhas de Hortelã Fresca
1 kg de Carne Moída
1/2 kg de Trigo para Quibe
Azeite
Sal e Pimenta a gosto

Nessa receita eu não utilizei, mas se voce gostar, pode colocar azeitonas picadinha, salsa, cebolinha......

Preparo:-

Deixe o trigo de molho na água por 30 minutos, depois escorra a água e aperte o trigo para tirar o excesso de água. Misture todos os ingredientes e passe duas vezes pela máquina de moer carne.

Coloque a mistura em uma forma untada com azeite ou manteiga, corte em pedaços (facilita a retirada da forma depois de assado), regue com azeite e leve ao forno em temperatura média por 30 minutos e está pronto para servir.

Se voce tiver em casa molho de pimenta para acompanhar na hora do "vamos ver" fica muito bom.

Fotos em sentido horário

A primeira foto apresenta os ingredientes utilizados na receita. A segunda foto apresenta a primeira "passada" na máquina de moer carne e a terceira foto apresenta a segunda "passada" na máquina de moer carne. A última foto apresenta o quibe já assado pronto para ser servido. É bom deixar esfriar um pouco.

Curiosidade:- a máquina de moer carne utilizada na preparação desta receita pertence aos meus pais, eles ganharam de presente de casamento há 42 anos. É, não se faz mais utensílios como antigamente.....

Se voce não tiver máquina de moer carne ou processador em casa, pode misturar os ingredientes com as mãos. Nesse caso voce vai precisar cortar a cebola e outros ingredientes em pedaços bem pequenos.


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Escabeche de Berinjela

Essa receita é uma delícia !!!!! Minha irmã aprendeu com uma amiga há muitos anos e sempre que vou para Osvaldo Cruz/SP ela faz. O cuidado com esta receita é não permitir que os convidados a transformem em prato principal. O Escabeche de Berinjela é ótimo para acompanhar o happy hour, churrasco e aquela "sobra" que fica na geladeira no final de semana cai muito bem com o arroz e feijão da segunda-feira. Eu também gosto muito de comer com torradas e pão francês.

Outra vantagem dessa receita, é que rende bastante e é muito barata. Para fazer a porção que ilustra este post gastei algo em torno de 12,00 reais.

Ingredientes:-

03 Berinjelas médias
02 Cebolas médias
02 pimentões médios

Tempero:-

Orégano (01 colher de sopa é suficiente)
01 lt de Molho de Tomate pronto (Pomarola)
80 ml Azeite de Oliva
80 ml de Vinagre Branco de Maça
Sal e Pimenta a gosto

Preparo:-

Corte a berinjela a cebola e o pimentão conforme ilustrado nas fotos abaixo.

Em uma panela cozinhe a berinjela com bastante água e na primeira fervida desligue e reserve. Faça o mesmo processo com a cebola e com o pimentão em panelas separadas. Lembre-se, na primeira fervura desligue e reserve.

Depois de cozido os principais ingredientes, monte em uma forma na seguinte ordem. Berinjela, Pimentão e Cebola e regue com o molho feito com os ingredientes do tempero.

Preparo do Molho:-

Misture em uma travessa o molho de tomate, o orégano, o azeite e o vinagre, misture bem com uma colher, acerte o sal/pimenta, e despeje sobre a montagem realizada na forma. Decore com azeitonas, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 20 minutos.

Deixe esfriar e sirva com torradas e pão. Fica melhor se passar pelo menos um dia na geladeira.

Fotos de cima para baixo:-

As três primeiras apresenta a berinjela, a cebola e o pimentão cortados. A quarta foto apresenta o molho já preparado em uma travessa. As duas ultimas fotos apresentam o antes e depois do forno.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

PASTA DE BERINJELA

Essa receita é para fazer em uma sexta-feira final de tarde, com aquela sensação do dever cumprido...... Digo isso por que essa receita vai muito bem com uma cerveja bem gelada !!!!

Ingredientes:-

Berinjela (para fazer a porção da foto usei uma berinjela média)
Tempero a gosto (sal, pimenta, limão, muito azeite, ervas finas, etc)

Preparo:-

Voce pode cozinhar a berinjela de três maneiras:-

1) no forno. Enrole a berinjela com casca em um papel aluminio e leve ao forno por uns 45 minutos. Utilize essa opção apenas se não tiver micro-ondas, digo isso por que o resultado é o mesmo, além de ser muito mais rápido no micro-ondas.

2) no micro-ondas. Cozinhe a berinjela com casca por cerca de 8 minutos. O melhor e ir cozinhando aos poucos, ou seja, coloque 3 minutos, de uma olhada como esta ficando, coloque mais 3 minutos e assim por diante.

3) Asse a berinjela com casca direto no fogo, igual ao "homem das cavernas" até a casca ficar queimada. Para facilitar a vida utilize a chama do fogão a gás para essa operação.

Depois que a berinjela estiver cozida, corte ao meio com uma faca e raspe todo a sua polpa com uma colher colocando em um prato. Amasse bem com um garfo para ficar uniforme, tempere a seu gosto e pronto, é só servir com torradas tomando uma cerveja bem gelada.

Dica:- assar a berinjela direto na chama do fogão vai dar a ela um gosto de defumada. Se achar que o gosto fica muito forte, faça algumas no micro-ondas, outras no fogão e misture até acertar a seu paladar.

Fotos em sentido horário

A primeira foto apresenta a berinjela assada no forno a gás, a segunda a berinjela cozida no micro-ondas, a terceira o estilo "homem das cavernas" e a última foto apresenta a parte interna da berinjela. Uma parte raspada com a colher e a outra inteira.